De óculos escuros, vale tudo

Era apenas mais um. Dia. Daqueles. Saí de casa rumando sem ver bem ao certo um caminho. Não havia trilhado algum. Seguia, apenas. Mas algumas coisas acontecem e fazem você parar. O trânsito. Os carros passam voando se você não pára na calçada e cede a passagem. Paramos todos. Eu, você. O bonequinho pisca vermelho e indica que não podemos passar. Nos amontoamos todos, feito uma massa amorfa. Esperamos. Uns não tão pacientes se jogam, correm desembestados e chegam ao outro lado. O coração palpita, quase saindo pela boca. Eu vejo de onde estou. O homenzinho verde aparece. Pronto! Podemos todos ir. Uma vai, outra vem. Quase nos esbarramos, quase nos mesclamos. Essa massa errante, vista de cima, deve parecer desatinada. Assim como eu. Eu na massa.

Subi no ônibus. Segui buscando algo daquele dia de nada, quando vejo o Tim Maia cantando: “Vale, vale tudo. Só não vale dançar homem com homem e nem mulher com mulher”. Sim, vejo, estava ali o incrível telão-entertainer, no ônibus, nos deliciando com um show ao vivo e a cores do próprio Tim Maia. Mais estranha do que a mania de brindar os passageiros com televisões em transportes públicos, era a coincidência era estar ouvindo as sábias palavras do Tim enquanto descíamos exatamente a Rua Augusta, rua onde todos os homens com homens e mulheres com mulheres já se beijaram mais do que esta música tocou.

Lembrei de quantas vezes subi e desci aquela Rua buscando muitas coisas e encontrando sempre muito nada. Avistei num dos barzinhos da esquina três meninas, nos seus dezenove anos, essa idade que não volta, e eu não sei porque muita gente quer voltar, ou nunca sair, vestidinhas com suas roupas mimetizadas na forma, sem saber o conteúdo, do penúltimo editorial da Vogue. Uma delas, a mais bonita, de cabelos mais loiros e mais compridos, com a calça de cintura mais alta, estava com um óculos de sol que lhe tapava a cara. O céu estava nublado. De fato, começavam a cair alguns pingos de chuva, muito finos, é verdade, mas era, decididamente, chuva. Talvez, os óculos escuros, em alguns casos, nos impeçam de enxergar.

Comentários

Postagens mais visitadas